Tudo o que precisa de saber sobre desligamento rápido
A segurança contra incêndios é uma prioridade máxima para os sistemas solares.Existem vários códigos solares que protegem contra o risco de incêndio, mas precisam de ser mantidos atualizados.Analisemos mais de perto os requisitos de desligamento rápido e por que razão são importantes para todos os instaladores e proprietários de sistemas solares.
O que é o Desligamento Rápido?
O desligamento rápido é um requisito de segurança elétrica originalmente introduzido pelo Código Elétrico Nacional (NEC).O requisito aplica-se a sistemas fotovoltaicos solares e exige um método de desconexão ou redução da tensão para o módulo solar no telhado, através da adição de um interruptor "ligado ou desligado".
Por que razão é importante?
O desligamento rápido fornece uma forma segura para que bombeiros ou instaladores solares parem ou reduzam a tensão e a corrente num conjunto fotovoltaico (FV), permitindo-lhes executar as suas tarefas de forma segura e eficiente, evitando perigos elétricos.Desligar ou reduzir a tensão no telhado ao nível do módulo reduz ou elimina choques elétricos para os bombeiros devido às altas tensões que podem ser geradas pelos módulos solares.
Os inversores já resolvem este problema?
O inversor pode ser desligado para impedir que a energia gerada pelos módulos passe através dele.No entanto, enquanto o sol brilhar, os módulos solares continuarão a gerar eletricidade, o que cria tensão e corrente nos fios entre os módulos e o inversor.Como resultado, a maioria dos códigos de desligamento rápido exige o desligamento ao nível do módulo, pelo que eletrónica de potência ao nível do módulo (MLPE) ou microinversores são frequentemente utilizados para cumprir esta função.
Qual é o princípio de um sistema de desligamento rápido?
O princípio de um sistema de desligamento rápido consiste basicamente em parar eficazmente o sistema, interrompendo o programa em execução e encerrando os processos associados.Especificamente, um sistema de desligamento rápido executa habitualmente os seguintes passos:
1. Enviar um sinal de desligamento: O sistema operativo envia um sinal de desligamento para todos os programas e processos em execução, para notificá-los de que o sistema está prestes a desligar-se.
2. Salvar dados: Os programas em execução serão solicitados a guardar trabalho e dados inacabados e a escrevê-los num dispositivo de armazenamento, de modo a que possam ser recuperados na próxima arranque.
3. Fechar o processo: o sistema fechará todos os processos e serviços em execução, por sua vez, para garantir que libertem corretamente os recursos do sistema e guardem o estado necessário.
4. Desinstalar drivers: o sistema desinstalará os drivers em uso para evitar conflitos ou erros na próxima arranque.
5. Desligar o hardware: Finalmente, o sistema emitirá um comando ao hardware para desligar a alimentação ou entrar em modo de baixa potência, encerrando assim o sistema completamente.
A implementação exata destes passos pode variar consoante o sistema operativo e a plataforma de hardware, mas o princípio geral é semelhante.O objetivo de um desligamento rápido do sistema é garantir que o sistema possa ser parado de forma segura e rápida e que funcione normalmente na próxima vez que for iniciado.
Generalização
Os requisitos de desligamento rápido estão a ser adotados globalmente para proteger os bombeiros ao trabalharem em torno de equipamento fotovoltaico solar.








